CRIAÇÃO DE CÃES DE RAÇA, CIÊNCIA E ARTE.

Artigo: Cinofilila – ciência e arte Escrito para o site Petbr


CRIAÇÃO DE CÃES DE RAÇA, CIÊNCIA E ARTE.
Há séculos o homem se dedica à Cinofilia, ciência e arte de selecionar, aperfeiçoar e desenvolver as raças caninas (cino= cães, filia=estudo). 

Criar cães é aliar qualidades físicas e psicológicas que possam valorizar as aptidões para o trabalho ao qual a raça foi desenvolvida à condição anatômica ideal para o seu desempenho, buscando a harmonia estética das formas. 

Toda raça possui um retrato escrito de como deve ser o tipo físico e psicológico, formulado pelo seu país de origem e seguido por todo o mundo; é chamado de Padrão Oficial da Raça. O conhecimento do padrão é a base para criação, mas é insuficiente para a obtenção de exemplares próximos da perfeição. Para uma boa seleção rácica é necessário um bom tipo físico dos padreadores (macho=padreador, fêmea=matriz); da capacidade destes de transferir suas qualidades físicas e psicológicas aos seus descendentes (progênie) e da boa genética destes exemplares, além do conhecimento cinófilo do criador. O pedigree é uma ferramenta essencial para este trabalho, pois nele consta todo o histórico genealógico dos exemplares a serem acasalados. 

Criar cães de raça não se trata apenas de cruzar macho e fêmea da mesma raça na época do cio para obter "crias". É buscar, através de acasalamentos estudados, a perfeição do exemplar descrita no padrão oficial da raça que ele pertence, produzindo filhotes aprimorados e bonitos, preservando assim as características físicas e psicológicas que compõe a raça. 

Marcello Alonso é Cinófilo. 
Criador de cães da raça Boxer e Border Collie proprietário do Canil Lord Manske - Melhor Canil de Criação do Brasil da Raça Border Collie pelo Ranking 2005 da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC)
www.lordmanske.com.br - canil@lordmanske.com.br - (13)3426-8390 

Acesse o Artigo http://www.petbr.com.br/infor51.asp

×
Dúvidas/Vendas
(13) 99601-7170
Dúvidas/Vendas
(13) 3426-3685

Qualquer dúvida chame-nos em nosso WhatsApp ;)