Raça Border Collie

Classificado pela Federação Cinológica Internacional (FCI), no Grupo I, grupo dos cães pastores e boiaderos, teve seu padrão oficial homolado em 1988, e o país de origem da raça é a Grã-Bretanha. A aparência do Border collie é de um cão bem proporcionado, de silhueta suave e que revela qualidade, graça e equilíbrio; entretanto, cães que apresentem rusticidade ou muita fragilidade não são desejáveis.

A principal característica do Border Collie é sua tenacidade. É um cachorro esperto, alerta responsável e inteligente, porém nunca deve ser nervoso e jamais deve ser agressivo. A ponta do nariz (trufa), deve ser preta, exceto para os cães de cor azul que pode ter a trufa de cor de ardózia. Os olhos possuem um formato oval e são de tamnho médio. Os olhos devem ser de cor marrom e nos cães de cor “merle”, um, ambos ou parte de um dos olhos poderá ser azul. A expressão do Border Collie sempre é suave, porém denota esperteza e atenção. As orelhas de tamanho médio são portadas eretas ou semi-eretas, nunca caídas. O comprimento do corpo é ligeiramente maior que a altura do cachorro, medida na cernelha(união do pescoço com o tronco).

A cauda é moderadamente longa, com a última vértebra alcançando pelo menos o nível do jarretes(cotovelos trazeiros), e deve ser bem guarnecida de pelagem que na ponta faz um discreta e harmoniosa curva e traduz um gracioso contorno ao conjunto do cachorro. A cauda nunca deve ser portada sobre o dorso, mas deverá erguer-se em movimento e em estado de excitação. Todas as variedades e combinações de cores são permitidas, porém o branco não deverá ser predominante. A pelagem pode ser de tamanho moderadamente

longo(moderadamente longo não é longo), ou liso(curto); e em ambos os casos deve ser densa, com subpelo macio e denso, fornecendo uma boa proteção contra intempéries. Na variedade de pelagem moderadamente longa, a abundância de pelos forma uma juba, culotes e um belo pincel na cauda; porém na face, orelhas, patas da frente (que podem formar-se franjas) e patas de trás (do jarrete ao chão), o pelo é curto e liso. Os machos medem no máximo 53 cm de cernelha e as fêmeas são sempre menores. O manejo é simples, rústico o Border Collie não exige muitos cuidados, nem com a pelagem.

Seu temperamento ativo, exige um dono que saiba impor-se, pois devido a sua perspicácia e inteligência, saberá se impor caso não perceba a liderança do dono. De aprendizado rápido, é facilmente adestrado. Apto para qualquer esporte, possui muita resistência física. O convívio com ontros animais e espécie deve ser monitorado, pois o instinto de pastorear vai prevalecer e o Border Collie certamente irá se impor aos outros para mostrar seu trabalho. O Border Collie adora ser cachorro, qualquer dono que tente humanizá-lo terá problema, pois vai perceber que o cachorro não irá responder aos “fru-frus” e “vaidades” humanas. O Border Collie é um cachorro de trabalho pesado.

Não instigue seu Border Collie a brigas, ele não foi desenvolvido para isso. Embora dê um bom alarme o raça não é de guarda, porém não deixará estranhos se aproximarem sem latirem. Com estranhos na casa, o Border Collie se reserva, raramente se enturma com quem não convive. Adora a presença do dono e sempre espera uma ordem ou comando deste. É uma raça extraordinária, muito inteligente, pouco latedora, de manejo econômico e de muita longevidade.

Cães disponíveis

Estas são as ninhadas de filhotes de Boxer e de Border Collie que temos à venda. Nossos preços podem ser parcelados com cheque pré-datado em até quatro vezes. No preço dos filhotes não estão incluídas as despesas de envio aéreo ou terrestre para fora da Grande São Paulo. Também dispomos de filhotes mais velhos e adultos à venda, consulte a página ofertas

Boxer
Border Collie
Ofertas disponíveis

Blog


FILHOTES DE PASTOR ALEMÃO DISPONÍVEIS

10 julho, 2017

Esta ninhada é especial. Nascida em 21 de junho de 2017, traz em sua linha de sangue o nada mais que ...

Continue lendo

EXPOSIÇÃO DE TODAS AS RAÇAS – Sobraci Litoral

6 abril, 2017

Of. Circular – 003/2017 Ref.: Exposição Geral de Todas as raças Homologação: 03/2017 – SOBRACI e WKU (World Kennel Union)     C I R C ...

Continue lendo